Guia de seleção e localizador de produtos para rampas de acesso e carris de carga
As rampas de acesso e os carris de carga pertencem ao grupo de produtos supostamente óbvios, que normalmente só são realmente apreciados quando indisponíveis. Por exemplo, quando um veículo de transporte é carregado com mercadorias pesadas ou quando um utente de cadeira de rodas necessita subir um lance de escadas. Razão suficiente para prestar um pouco mais de atenção a estes “auxiliares de elevação”, que são realmente tão importantes!
Opções de utilização
Quais são as opções de utilização para rampas de acesso, rampas para cadeiras de rodas e carris de carga?
Como mencionado no início, as pontes para soleiras, as rampas de carga, entre outras, nas suas mais variadas formas, são utilizadas em muitas situações profissionais e privadas. Regra geral, podemos classificar com base nos seguintes parâmetros:
- ... nível de altura a vencer (por exemplo, cabos, degraus, lancis, diferença de altura entre o solo e o veículo, etc.) ...
- ... quem ou o que se pretende elevar, sendo que o leque de utilização entre o transporte de passageiros e de mercadorias é enorme (cadeiras de rodas ou carrinho de bebé, veículos de transporte ou máquinas industriais pesadas) ...
- ... a finalidade de utilização geral. Seja na indústria ou na oficina, para carrinhos, equipamentos de transporte, empilhadoras ou motociclos ou no jardim e paisagismo para carrinhos de mão, cortadores de relva ou escavadoras. Muitas vezes também para facilitar o acesso do condutor ao veículo quando este é utilizador de cadeira de rodas.
Importante: as rampas de acesso também desempenham um papel importante em termos de acessibilidade quando se trata de tornar as áreas públicas e privadas facilmente acessíveis a utilizadores de cadeiras de rodas e pessoas com deficiência.
Seleção
Quando optar por uma rampa ou por carris?
Carris ou rampas, eis a questão! E ela não pode ser respondida de forma demasiado generalista, uma vez que existem inúmeras aplicações possíveis para ambas as versões e, em muitos casos, ambas as soluções são potencialmente adequadas. É por isso que, em última análise, são os detalhes que ditam a opção correta:
- Os carris de acesso, os carris de carregamento, entre outros, são normalmente vendidos em conjuntos de duas unidades e colocados a uma distância adequada um do outro. As suas dimensões são relativamente compactas e o seu peso é baixo, pelo que são geralmente fáceis de arrumar.
- No caso de rampas de carga, é particularmente importante pensar antecipadamente se pretende uma solução móvel ou fixa. Os utilizadores optam por e colocam frequentemente rampas móveis. Estas devem ser comparativamente mais leves, o que limita o seu tamanho e capacidade de carga, enquanto que as rampas de acesso fixas ou os modelos de instalação compensam se a frequência de uso for elevada, por exemplo, para utilização como rampa para soleiras de portas ou como rampa fixa para acesso de cadeiras de rodas a veículo, sendo estas mais fáceis de manusear. Por conseguinte, é sempre necessário pesar os prós e os contras com bastante antecedência e analisar o uso pretendido com a maior precisão possível.
Como optar pela rampa ou pelos carris mais adequados?
Ao decidir quais os modelos a incluir na nossa gama de produtos, temos sempre o cuidado de selecionar produtos que sejam adequados para o maior número possível de clientes e que sejam, portanto, efetivamente versáteis.
Pode definir filtros para selecionar mais facilmente entre a nossa gama de produtos, selecionando por largura, comprimento, material, peso em vazio, capacidade de carga e diferença de altura a vencer e, claro, o preço. Levamo-lo ao produto certo. Também pode usar os filtros “Características”, “Equipamento” e “Superfície” para selecionar rampas de acesso com determinadas características adicionais.
O que é importante no parâmetro “capacidade de carga”?
Boas notícias: na verdade, não tem de prestar muita atenção a isso. Há apenas um erro que não deve, efetivamente, cometer, e que é o de tomar como base o peso líquido em vez do peso bruto. Em termos concretos, isto significa que deve incluir não só o peso do equipamento ou da máquina a carregar, mas também, por exemplo, o peso das pessoas que utilizam simultaneamente a rampa, o combustível que também pesa, etc.
Nos carris, verificar sempre se a capacidade de carga máxima especificada se refere a um único carril ou ao par. A nossa terceira e última dica: é melhor calcular por excesso do que por defeito. O mesmo se aplica em termos de segurança, uma vez que a sobrecarga é uma das causas mais comuns de acidentes ao manusear rampas para cadeiras de rodas, carris de carga, etc.
Como determinar a largura de rampa certa?
Há poucas dúvidas nesta matéria, porque, naturalmente, a largura de uma rampa deve depender do veículo a que a rampa se destina. Nos carris de carga, a largura do pneu do veículo é relevante. Nos casos em que existem portas no final das rampas, prestar sempre atenção à distância entre os batentes de porta, à profundidade da moldura da porta e, se necessário, à profundidade do nicho.
Regra geral seja generoso mesmo em termos de largura da rampa e, em caso de dúvida, opte por um modelo maior. É mesmo obrigado a optar por uma largura maior, uma vez que na Alemanha, os regulamentos das associações profissionais, entre outros, especificam determinadas dimensões que devem ser respeitas a título de “segurança”. É feita uma distinção entre meios de transporte acionados manualmente e meios de transporte a motor:
- No caso de meios de transporte acionados manualmente, cuja via tenha uma largura superior a 0,75 m, a largura da rampa deve ser 0,5 m superior à largura da via.
- No caso de meios de transporte a motor, cuja via tenha uma largura superior a 0,55 m, a largura da rampa deve ser 0,7 m superior à largura da via.
Esteja ciente de que estas regras estão constantemente sujeitas a alterações. Portanto, esteja sempre bem informado acerca dos requisitos legais atualmente aplicáveis ou em contato connosco e peça aconselhamento. Estamos à sua disposição para ajudá-lo a qualquer momento!
Prevenção de riscos
Quais são as causas mais comuns de acidentes ao manusear rampas e como posso minimizar os riscos?
Naturalmente que nem todos os acidentes que ocorrem ao manusear rampas de acesso, rampas para cadeiras de rodas, carris de carga, etc., poderão ser evitados. Mas a maioria sim! Muitas vezes o acidente ocorre devido a uso indevido, sobretudo sobrecarga, proteção inadequada, etc. das rampas. Os pontos mencionados em seguida são as causas mais frequentes de acidente:
- A capacidade de carga da rampa é excedida, resultando em falha de material.
- O veículo a ser carregado desliza ou a rampa tomba ou o meio de transporte desliza para fora da rampa.
- As pessoas escorregam, caem ou tropeçam da/na rampa ou ficam presas entre o veículo e a carga.
E como evitar estes potenciais acidentes? Bem, no primeiro ponto, o de não exceder a carga útil, há que recorrer à matemática e à prudência. Os outros dois perigos podem ser facilmente evitados recorrendo a dispositivos de segurança como faixas de rodagem, cavilhas de segurança, barreiras laterais e revestimentos antiderrapantes.
O fator “inclinação”
Por que motivo a inclinação e o comprimento são os fatores mais importantes na compra de rampas?
Se chegou até aqui, então fez tudo certo, porque provavelmente chegou ao capítulo mais importante sobre rampas de acesso. Porque não importa se procura uma rampa de lancil ou uma rampa de manutenção, uma ponte de carga ou ponte de passagem, não há outro tema que disponha de tanta informação, e por vezes tão contraditória, como a questão do comprimento e da inclinação adequados. Aqui ficam os factos mais importantes:
O comprimento e a inclinação da rampa são valores que devem ser considerados em conjunto.
Quanto mais curta a rampa, maior a inclinação. Quanto mais comprida a rampa, menor a inclinação.
O fator decisivo é a altura de carga.
A altura de carga é a diferença entre a altura (vertical) do solo e o ponto de assentamento da rampa. Ou, em suma, a altura a vencer.
Aplicações distintas? Alturas distintas!
Para algumas aplicações, as taxas máximas de inclinação são prescritas por lei, para outras aplicações, no entanto, são apenas recomendações e valores de referência. Os critérios gerais que determinam a inclinação correta são, por exemplo, a utilização em zonas públicas ou privadas, a capacidade de carga da rampa ou do carril, o espaço disponível, etc.
Em caso de dúvida, opte por medidas mais planas.
Deve considerar os valores máximos recomendados para efeitos de inclinação de rampas como tal, sem nunca os exceder. Pelo contrário, tente mantê-los o mais baixos possível. Quanto mais plana a rampa, menor o esforço necessário para a transpor.
Como calcular o comprimento necessário da rampa se souber a inclinação máxima admissível ou pretendida?
É simples:
(altura de carga em cm / grau de inclinação) * 100 = comprimento em cm
E aqui está um exemplo de uma altura de carga de 1,2 m e uma inclinação de 20%:
(120 cm / 20) * 100 = 600 cm
---> Neste caso, a rampa deveria ter pelo menos seis metros de comprimento.
É importante ter em conta não só o comprimento da rampa, mas também a área antes e depois da rampa de acesso. Inclua nos seus cálculos também espaço suficiente para garantir manobras seguras.
Quais são as inclinações máximas para as diferentes atividades?
Transporte de passageiros ou de mercadorias: de acordo com as associações profissionais, a inclinação máxima para rampas de acesso e carris de carga não pode exceder os 30% (corresponde a uma relação de aproximadamente 1:3,33); isto corresponde a um ângulo de aproximadamente 17 graus. Note-se que, para inclinações entre 12,5% e 30% são aplicáveis requisitos especiais no que diz respeito a propriedades antiderrapantes.
Para rampas para cadeiras de rodas ou rampas destinadas a pessoas com deficiência, aplicam-se os requisitos detalhados de inclinação. A título indicativo, este valor não deve ser superior a 6%, sendo admissíveis outras inclinações em função das condições gerais (acionamento elétrico ou similar).
Leis e regulamentos
Quais os regulamentos aplicáveis a rampas de acesso adequadas para pessoas com deficiência?
Quando se utilizam rampas para cadeiras de rodas, deve ser sempre feita uma distinção entre áreas públicas e privadas, uma vez que se aplicam regras e valores de referência diferentes nas áreas públicas, em particular no que diz respeito a inclinações.
Vejamos alguns aspetos essenciais em termos de acessibilidades em rampas de acesso no sector público e na construção habitacional, entre outros:
- A inclinação da rampa para cadeiras de rodas não deve exceder os 6%.
- Não é permitida uma inclinação transversal da rampa.
- A largura útil deve ser de, pelo menos, 120 cm.
- Se a rampa não estiver delimitada lateralmente por uma parede, devem existir barreiras ou protetores com uma altura mínima de 10 cm de ambos os lados da rampa.
- Devem existir de ambos os lados corrimões com um diâmetro de 3 a 4,5 cm a uma altura de 85 a 90 cm.
- O comprimento máximo de um percurso em rampa não pode exceder seis metros. Se a rampa for mais comprida, deve existir uma plataforma intermédia ou de descanso com 150 cm de comprimento entre as duas partes.
- Antes e depois da rampa para cadeiras de rodas deve existir uma área de manobra ou uma área de movimentação. O valor predefinido é de 150 x 150 cm.
- No final de uma rampa, não podem estar colocadas escadas de acesso descendente.
- No exterior, as rampas para cadeiras de rodas devem dispor de drenagem e todas as superfícies devem ser antiderrapantes.
Aqui ficam algumas recomendações de aplicação de rampas para cadeiras de rodas em áreas privadas, especialmente no que diz respeito a inclinações:
Considerando que uma inclinação máxima de 6% requer geralmente um comprimento de rampa muito longo, uma rampa para cadeiras de rodas pode ser mais inclinada em áreas privadas, em determinadas condições. Os seguintes valores de referência para inclinações de rampa são, no entanto, apenas recomendações e valores empíricos sem base legal:
- 6% para cadeiras de rodas convencionais
- 6 – 10% para cadeiras de rodas mais robustas
- 12 – 20% quando a cadeira de rodas é empurrada por terceiros
- 20% para cadeiras de rodas elétricas
Com a inclinação correta, são essenciais a força e destreza do utilizador da cadeira de rodas ou da pessoa que a empurra, bem como o tipo de cadeira de rodas.
Também é importante minimizar o risco de o utilizador de cadeira de rodas tombar. Fundamental aqui é o centro de gravidade; fatores a considerar são a estrutura física do utilizador da cadeira de rodas e a forma como se conduz na rampa (por exemplo, no sentido descendente, sobre as rodas traseiras). É por isso que o mesmo princípio se aplica aqui: em caso de dúvida, opte por uma rampa mais longa. Isto não só aumenta o conforto para todos os utilizadores, como também a segurança.
Equipamento
Que variantes de equipamento e características adicionais existem para rampas de acesso e carris de carga?
Com barreira de proteção, com ou sem pegas, articulada ou dobrável, móvel ou fixa, regulável em altura ou não ... são muitos os fatores que desempenham um papel importante na aquisição de uma rampa. Um aspeto que ainda queremos aprofundar é a superfície. Pode escolher entre uma versão fechada ou aberta, em que a versão aberta é particularmente adequada para utilização no exterior, a fim de drenar sujidade, água e outros elementos. Regra geral, em termos de superfícies, pode escolher entre as seguintes opções:
- Superfície em forma de grelha
- Superfície perfurada
- Superfície fresada
- Superfície com resistência ao escorregamento ou proteção antiderrapante
A quem me posso dirigir se tiver dúvidas?
A nós, obviamente! Afinal de contas cada caso é um caso quando se trata de optar por uma rampa de acesso ou carris de carga, sendo essencial que os requisitos específicos e as condições de enquadramento se traduzam num produto o mais perfeito possível. Não perca tempo. Contacte-nos através do 21 35 15 810, ou envie um e-mail para service@kaiserkraft.pt ou preencha o formulário de contacto. Teremos muito gosto em ajudar!