Voltar
Guia de produtos Armazém

Nota sobre paletes de plástico

A variedade vai de paletes em madeira, alumínio e aço até paletes em plástico.

Já existe uma nota geral relativa às paletes de substituição em madeira.

As paletes de plástico são especialmente úteis no âmbito da exportação, já que não têm de ser fumigadas, nem suportar os papéis necessários, como acontece com as paletes de madeira.

As paletes em aço e alumínio são muito duradouras, mas também mais pesadas e caras que o plástico. E, em caso de danificação, ficam com arestas vivas.

Paletes de plástico wt$

Diferentes tipos de paletes de plástico

Paletes descartáveis e retornáveis

Não existe uma diferença nítida entre paletes descartáveis e retornáveis. Mesmo as paletes descartáveis permitem diversas utilizações sem qualquer problema.

As chamadas paletes descartáveis destacam-se principalmente pelo emprego de menos material (fontes de material reciclado), o que permite terem um preço mais baixo. Por conseguinte, as paletes descartáveis leves apresentam uma capacidade de carga baixa. Contudo, na maioria dos casos são enviadas como transporte de sentido único para países em que não pode ser introduzida madeira ou apenas madeira tratada (IPPC).

As paletes retornáveis podem fazer diversos ciclos de transporte, conforme o seu nome indica.

Vantagens de uma palete retornável:

  • Robusta na utilização / utilização ao longo de muitos anos
  • Grande capacidade de carga
  • Elevada segurança de trabalho, sem pregos, nem lascas
  • Resistente às intempéries e lavável
  • Utilização em salas asséticas
  • Fácil de limpar / higiénica
  • Sustentabilidade:
  • Praticamente todos os resíduos de produção são reutilizados e reintroduzidos no processo. Por conseguinte, as paletes em plástico reciclado são especialmente amigas do ambiente.
  • Resistente a insetos
  • Elevada economia
  • Resistente a impactos e quebras
  • Reciclável
  • Possível fixação através das margens exteriores
  • Permite o equipamento futuro opcional com transponder

Desvantagens de uma palete retornável:

  • Mais cara que paletes descartáveis ou de madeira
Paletes de plástico pha

Meia palete de plástico / palete leve

Paletes de plástico pha

Palete higiénica (polietileno puro)

Paletes de plástico pha

Palete para cargas pesadas com revestimento antiderrapante

Diferentes tipos de paletes retornáveis

Material

As paletes retornáveis podem ser compostas de material adequado para alimentos, p.ex. para o transporte de bens alimentares ou de regenerado puro de alta qualidade.

Encaixe

Paletes para estantes:

As paletes que são colocadas posteriormente em estantes sem base rígida ou, seja, sobre as duas travessas da estante, estão sujeitas a um esforço maior. Elas devem ser equipadas com patins. Além disso, recomendam-se reforços em ferro na plataforma e / ou nos patins.

Em especial nas paletes em estantes, o peso da mercadoria é de especial importância, pois, p.ex. cargas pontuais centradas sobre a palete dificilmente podem ser suportadas pela palete. Por conseguinte, os valores de capacidade de carga também só se aplicam aquando de uma distribuição uniforme da carga. O reforço com ferro permite também estabilizar a palete perante variações de temperatura, quando o plástico se torna mais rígido ou mais macio.

Paletes higiénicas:

Como palete higiénica pode ser designada quase qualquer palete que apresenta superfícies lisas e fáceis de limpar. Neste caso, o material utilizado não faz qualquer diferença.

Paletes adequadas para alimentos:

Estas paletes têm de ser fabricadas a partir de materiais novos, para que não haja problemas em caso de contacto direto com bens alimentares.

Capacidades de carga

Nas paletes distinguem-se principalmente 3 tipos de capacidade de carga:

  • Estática: a palete é carregada e não é movida
  • Dinâmica: a palete é carregada e movida por carro de elevação ou camião
  • Na estante: em especial num apoio de dois pontos

(ver paletes utilizadas em prateleiras)

Estrutura

As paletes estão disponíveis na versão com pés e na versão com patins.

Na versão com pés, os pés ou também as travessas da palete não estão unidas entre si através de uma escora inferior. A vantagem consiste inequivocamente no fácil acesso com o carro de elevação a partir de todos os lados.

Na versão com patins, os pés estão unidos entre si, o que estabiliza a palete e a torna apta para esteiras rolantes e transportadores de corrente.

A plataforma superior da palete existe como construção aberta e fechada. Numa estrutura aberta, o peso próprio da palete é nitidamente mais reduzido e a água pode escorrer livremente. Uma estrutura fechada tem vantagens tendo em consideração a higiene, limpeza e rigidez.

Os cantos na plataforma superior impedem a deslocação da mercadoria. As pequenas elevações mostram-se muito úteis em especial para cartões e caixas.

A plataforma inferior das paletes e os patins existem em estruturas fechadas e abertas. Também aqui, a estrutura fechada é mais fácil de limpar.

Os nossos principais produtos deste guia
Relevante
Quantidade de artigos: 42