Voltar
Guia de produtos Meio ambiente

Tratamento e conservação de mobiliário e aparelhos em aço inoxidável

Como aço inoxidável são designados os aços de cromo-níquel não magnéticos e aços cromo magnéticos que apresentam um teor de cromo de, pelo menos, 12%.

A razão para a resistência à corrosão dos aços inoxidáveis é a camada passiva que é formada quando a superfície metálica entra em contacto com oxigénio. Para isso, é suficiente o oxigénio existente no ar. Se esta camada passiva é danificada por cargas mecânicas ou destruída por químicos e adicionalmente a nova formação da camada passiva é evitada pela falta de oxigénio, então também no aço inoxidável pode ocorrer corrosão. Além disso, os aços inoxidáveis não são totalmente resistentes contra alguns químicos. Como, por exemplo, ácido clorídrico, ácido sulfúrico e lixívia de soda cáustica.

Camadas de sujidade difícil que contêm ácidos com cloro ou ferrugem externa podem eventualmente, ao longo do tempo, causar descloração ou corrosão na superfície do aço.

Por isso, ao manusear mobiliário e aparelhos em aço inoxidável, é necessário respeitar os seguintes princípios

A superfície de aço inoxidável deve ser sempre mantida limpa e acessível ao ar. Qualquer que seja o armazenamento dependente do trabalho pode ocorrer corrosão devido à falta de oxigénio. Estes vestígios de utilização, bem como resíduos de detergente devem ser imediatamente removidos.

A superfície do aço inoxidável deve permanecer intacta. Os danos causados pela utilização, limpeza ou reparação com objetos duros, especialmente metálicos em material não inoxidável devem ser evitados.

Indicações de limpeza para aço inoxidável ha&

A superfície do aço inoxidável não pode estar muito tempo em contacto com aço ou ferro normal oxidável. Se o aço inoxidável entrar em contacto com ferro ou aço normal, por exemplo, através de aparas metálicas, palha de aço, resíduos de escovas de arame ou água com ferro, ocorrem elementos químicos que são a causa da própria corrosão.

Os locais de corrosão externa que eventualmente ocorrem devem ser imediatamente removidos com agente abrasivo suave ou papel de lixa fino. Os locais de ferrugem mais fortes podem ser removidos com a decapagem. Por causa dos perigos ligados a isso, estes procedimentos apenas devem ser realizados por técnicos.

Após cada utilização, os aparelhos e equipamentos devem ser limpos. O mesmo se aplica os tampos de mesa e outras peças em aço inoxidável. Para a limpeza de aço inoxidável, utilizar apenas detergentes sem cloro ativo! Devem ser evitados agentes abrasivos de qualquer tipo, bem como detergentes com cloro ou outras lixívias.

Quando é necessário realizar uma limpeza mecânica, então não podem ser usados aparelhos de limpeza em metal, mas sim escovas com cerdas naturais ou em plástico, detergente para plásticos, esponjas e semelhantes. A limpeza deve ser realizada utilizando muita água. Depois de cada limpeza, é necessário enxaguar abundantemente com água limpa.

É necessário ter atenção para remover totalmente o detergente utilizado, mesmo dos cantos e dos locais inacessíveis. Por fim, as superfícies em aço inoxidável devem ser secas.

Até os vapores dos ácidos que se formam, por exemplo, durante a limpeza de ladrilhos com misturas à base de ácido clorídrico causam danos no aço inoxidável. Se, acidentalmente, as peças em aço inoxidável entrarem em contacto com ácido clorídrico ou produtos à base de ácido clorídrico, é necessário lavar imediatamente com muita água!

Sujidade entranhada (sujidade gordurosa, húmida)

Lavagem com agentes de limpeza sintéticos adicionando um produto de polimento ou abrasivo suave. As peças de alto brilho têm de ser tratadas com muito cuidado, pois os agentes abrasivos não suaves podem deixar riscos e locais mate. As superfícies lixadas podem ser facilmente limpas com agentes abrasivos comerciais e, em caso de sujidade difícil, até com um Scotch-Brite. No entanto, deve-se ter atenção para esfregar no sentido da lixagem.

Manchas de água

As acumulações de água potável seca não são prejudiciais, no entanto podem tornar as superfícies polidas menos atrativas. Se o esfregar com um detergente normal não for suficiente (p.ex. Antikal), as manchas desaparecem com certeza com vinagre ou ácido fosfórico diluído. A secagem posterior de peças limpas mas ainda molhadas evita a formação de machas de água.

Temperaturas

Os tampos das mesas em aço inoxidável estão reforçados com perfis em aço inoxidável ou com placas de contraplacado. Os objetos com temperaturas superiores a 100°C, não podem ser colocados diretamente sobre os tampos da mesa.

Desinfeção

Os agentes de desinfeção são substâncias adequadas para combater os micro-organismos patogénicos. Como, por exemplo, bactérias, vírus, esporos, penicilos e bolor. As áreas de aplicação são a pele e o vestuário, especialmente os aparelhos e os espaços. Os agentes de desinfeção devem ser bactericidas, fungicidas, viruscida e esporicida, isto é, microbiocida. Devido às várias exigências colocadas aos agentes de desinfeção, são consideradas apenas poucos tipos de substância.

Devem ser utilizados produtos que constam da lista da associação alemã para higiene e microbiologia (DHGM).

Os nossos principais produtos deste guia
Relevante
Quantidade de artigos: 65