Tendências de embalamento
A que deve prestar atenção ao embalar os seus produtos
Pense na última vez que desembalou um pacote. Quer tenha sido o novo smartphone no seu primeiro dia de trabalho ou a nova impressora no escritório. Qual é a primeira coisa que se vê ao desempacotar? Isso mesmo – a embalagem.
A embalagem representa o primeiro contacto do cliente com um produto. O design profissional faz com que o consumidor associe uma elevada qualidade ao produto. A principal função é a proteção de transporte, mas tem ao mesmo tempo um carácter representativo, para o qual a primeira impressão é decisiva.
A publicação do blogue que se segue aborda as tendências nas áreas das embalagens primárias e secundárias, as quais são ilustradas com exemplos práticos. Durante o processo, destacamos aquilo a que deve prestar atenção para ser bem-sucedido no futuro. Em seguida, fornecemos uma perspetiva sobre o sentido seguido pelo setor da embalagem.
Uma vista de olhos na indústria da embalagem
A globalização, as tecnologias inovadoras e as crescentes exigências dos consumidores têm um impacto significativo numa indústria da embalagem em constante crescimento. O volume total do mercado de embalagens em todo o mundo está estimado em pouco menos de 900 mil milhões de euros (em 2019). Só na Alemanha, o desempenho total da indústria das embalagens é superior a 50 mil milhões de euros. Isto corresponde a cerca de 2% do produto interno bruto. A posição cimeira global é ocupada pela engenharia mecânica na região DACH. Mais de 5000 empresas na Alemanha, Áustria e Suíça trabalham no setor da embalagem.
As novas tecnologias e a utilização de diversos materiais permitem aos distribuidores reagir rapidamente às tendências e adaptarem-se às exigências dos clientes. As cinco principais tendências do setor da embalagem podem ser resumidas pelas seguintes categorias:
1. Sustentabilidade
Nos últimos anos, a utilização sustentável dos recursos tem-se estabelecido como uma das tendências mais importantes na indústria da embalagem e logística. Este é um dos fatores de compra decisivos. Os objetivos da logística global e da crescente indústria do E-Commerce são a otimização do impacto sobre o ambiente e, ao mesmo tempo, a garantia de uma entrega rápida. As rotas de transporte ineficientes constituem um dos maiores fatores da poluição do ambiente: quer seja porque o fornecedor só chega ao destinatário à terceira tentativa de entrega ou porque a embalagem foi indevidamente embalada no armazém.
Empresas como a Amazon são líderes de mercado em automação logística e estão constantemente a implementar novas inovações no mercado, tais como os armazéns totalmente automatizados ou os drones, capazes de entregar embalagens com pesos até 2,3 kg no mesmo dia sem que seja necessário uma pessoa entrar em contacto com a embalagem.
2. Personalização
A personalização desempenha um papel de destaque no futuro do design das embalagens. De acordo com um estudo da ThePackHub e da Packaging Innovations, quase 53% dos distribuidores, proprietários de marcas e fornecedores participantes considera que as embalagens personalizadas terão um impacto positivo na fidelidade dos clientes.
A Mintel, empresa de estudos de mercado a nível global, prevê o aumento da impressão digital de embalagens. A conceção eficiente, rentável e rápida de imagens apelativas é uma excelente forma de permanecer na mente do cliente a longo prazo. A impressão digital proporciona aos proprietários de marcas a possibilidade de abordar o destinatário a um nível pessoal e emocional.
A campanha “Share a Coke” da Coca-Cola é um exemplo de sucesso da personalização, no qual os primeiros nomes de potenciais consumidores foram impressos em rótulos de garrafas com o objetivo de atrair mais atenção e aumentar as vendas.
3. Transparência e honestidade
A nova geração de clientes tem cada vez mais poder de informação: leem, pesquisam e descobrem sobre os antecedentes e o fabrico dos produtos que compram. Assim que um potencial cliente repara que uma etiqueta “Made in” não corresponde à realidade, a imagem da empresa é afetada.
Os fabricantes de embalagens que tenham intenções de operar no mercado de forma sustentável e a longo prazo devem ter em consideração a pegada ecológica gerada durante a produção de bens – como já abordámos na primeira tendência. A transparência e a honestidade são, portanto, prioridades máximas. Para gerar uma imagem de marca forte, os principais fabricantes estão a trabalhar numa cadeia de abastecimento transparente na qual o cliente tem a possibilidade de acompanhar todo o processo de fabrico.
4. Comunicação
A Bosch, empresa de produtos elétricos, mostra de que forma uma empresa coloca uma gama de produtos na mente dos consumidores com a ajuda da embalagem certa. A Bosch utiliza cores diferentes para mostrar aos consumidores as categorias de preços de um produto dentro de uma gama. São utilizadas três cores diferentes para este fim: azul para a linha principal da família de produtos, preto para os produtos de maior qualidade e mais caros e cinzento para os produtos com um ano de fabrico mais antigo, como carros usados ou máquinas mais antigas.
A utilização estratégica das cores produz um efeito importante junto do utilizador, uma vez que a marca Bosch se apresenta como sendo versátil e é, portanto, capaz de atrair um maior número de compradores. A procura por designs de embalagens inovadores continuará a aumentar e a influência da comunicação da marca não deve ser subestimada, mesmo em empresas mais pequenas.
5. Digitalização
Na era da tecnologia, é importante estabelecer uma ligação entre os canais offline e online. Assim, os pontos de contacto das embalagens não se encontram apenas no mundo físico, mas também no mundo virtual. O estabelecimento de uma ligação entre ambos os mundos, através de códigos QR ou de aplicações de realidade aumentada, cria a possibilidade de se dirigir aos consumidores através da embalagem e os encaminhar para a marca, tanto no mundo analógico como no digital.
A Siemens AG detém uma posição de liderança na região DACH no que diz respeito ao tema da digitalização na indústria da embalagem: há vários anos que a empresa tradicional alemã tem vindo a investigar e a desenvolver novas tecnologias para melhorar a eficiência no fabrico de embalagens e na logística dos produtos. Este ano, a Siemens voltará a apresentar as mais recentes tendências e inovações na área das embalagens e da digitalização na Interpack, a maior feira mundial de embalagens, que tem lugar na Alemanha.
A digitalização proporciona novas oportunidades para a otimização de toda a cadeia de valor e dos tempos de produção associados. As empresas de embalagens, especialmente as médias empresas, devem investir em soluções de sistemas inteligentes que as ajudem a permanecer flexíveis e a automatizar processos face à crescente procura de prazos de entrega curtos.
O que nos reserva o futuro?
Nos próximos anos, cada vez mais as embalagens serão produzidas a partir de materiais biológicos 100% biodegradáveis. Os exemplos que se seguem proporcionam um vislumbre dos desenvolvimentos atuais.
Embalagens inteligentes
Para combater o desperdício alimentar, está a ser promovido o desenvolvimento de “embalagens ativas”. As embalagens para alimentos capazes de prolongar o prazo de validade e reduzir assim os resíduos alimentares, o que proporciona um aumento da procura.
Por exemplo, existem indicadores inteligentes na embalagem que mostram a frescura, temperatura e primeira abertura do produto. Estes destinam-se a ajudar os consumidores a tomar decisões conscientes sobre o consumo de bens.
Cogumelos em vez de poliestireno
Visto que o poliestireno é difícil de reciclar e é utilizado especialmente para produtos técnicos, os investigadores desenvolveram uma alternativa a partir dos cogumelos: o material de embalagem é biológico e não contém quaisquer substâncias químicas. Gigantes de software como a Dell Computers já estão a apostar na nova tecnologia para reforçar a sua imagem e proteger o ambiente.
Recipientes para bebidas feitas de algas
A inovação das embalagens feitas de algas está a revolucionar o mercado de bebidas. Por exemplo, com esta nova tecnologia é agora possível armazenar refrigerantes numa membrana de algas em vez de garrafas de plástico. A grande vantagem: a produção é extremamente barata e a variante de algas é 100% biodegradável e também comestível.
Está na hora do embalamento!
Fique atento à evolução do mercado connosco
É importante observar e analisar as rápidas mudanças do mercado resultantes da globalização para poder reagir rapidamente às novas tendências. Para além da compatibilidade ambiental, no futuro será crucial que tenha uma estrutura logística transparente. Os seus clientes querem saber de onde vêm as mercadorias e como foram transportadas. Os consumidores estão cada vez mais a tomar decisões de compra com base num conceito orientado para o valor. As empresas que não integram a sustentabilidade na sua estratégia empresarial devem contar com perdas.
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